ÉTICA E COMPLIANCE

A Pernambucanas, marca varejista nacional e pioneira em inovações, é uma empresa que há 114 anos faz parte da vida de milhares de famílias brasileiras e tem uma trajetória marcada pelo respeito e pela confiança. A marca tem o compromisso com a integridade e ética em todas as suas relações e, por isso, estimula esses princípios para todos os colaboradores, afim de contribuir com a transformação da sociedade.

 

A companhia possui um Programa de Integridade para orientar os colaboradores e prevenir condutas que possam expor a companhia a riscos legais e reputacionais. O programa possui nove pilares e um dos pilares está relacionado ao Código de Conduta da Pernambucanas, que tem o objetivo orientar colaboradores e fornecedores sobre as ações do dia a dia na companhia. Nesse sentido, as políticas de Compliance complementam os conceitos demonstrados no Código de Conduta, englobando as principais ações e interações da varejista, bem como descrevem e documentam os procedimentos do programa. O Código de Conduta tem sido amplamente divulgado na companhia, inclusive com cursos específicos sobre o tema na Universidade Corporativa Digital Pernambucanas, obrigatório aos mais de 16 mil colaboradores. Ao final do treinamento, além da avaliação, todos preenchem o termo de ciência sobre os padrões éticos mínimos exigidos.

 

Para situações que descumpram o Código de Conduta, a Pernambucanas possui um canal independente, o Canal de Ética. Nele, os relatos são registrados e avaliados de maneira segura e imparcial. O canal é administrado por uma empresa especializada com experiência necessária para garantir o anonimato do relatante e a confidencialidade das informações recebidas.

 

Visando sempre aperfeiçoar o Programa de Integridade, a companhia incorporou novas ações, se tornando signatária do Pacto Empresarial pela Proteção do Denunciante, do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios. A participação tem como objetivo tornar público o compromisso da marca em proteger os colaboradores que denunciam desconformidades com as leis e as políticas internas da companhia. A adesão é um reflexo do compromisso da marca em orientar, inspirar e estimular o comportamento autônomo, guiado por padrões éticos que a marca acredita, defende e espera de seu time, dentro ou fora do ambiente de trabalho.

 

Outro importante compromisso envolve as cadeias de fornecimento têxtil. Recentemente, a empresa aderiu ao ModaComVerso, movimento liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que tem o objetivo de informar e engajar a sociedade em prol de uma moda socialmente responsável. O Movimento defende o combate a mão de obra análoga à escravidão, infantil e de estrangeiro irregular, em todos os elos da cadeia da moda, além de boas condições de trabalho, salário, saúde e carga horária adequada aos seus trabalhadores.

 

 

Sergio Borriello

CEO na Pernambucanas

 

 

ENDEREÇO
Rua Paula Bueno, 1122 – Sala 3B
Taquaral – Campinas – SP
CEP: 13.076-061
Telefone: (19) 3326-0453
e-mail: diretoria@eticanosnegocios.org.br