pacto empresarial pela proteção do denunciante

CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética pode ser interpretado como a “lei maior” da empresa, sua “constituição”, ou seja, é uma “Carta dos Direitos e dos Deveres Fundamentais” (éticos), por meio da qual a empresa indica e esclarece as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais, e de governança. Desta maneira, este instrumento tem a função de explicitar um tipo de “Contrato Social” (1) responsável por interligar os vários grupos e indivíduos que interagem com a empresa, direta ou indiretamente, os Stakeholders.

Sendo assim, o Código de Ética permite a todos esses atores conhecer uma empresa, suas formas de atuação e suas normas de conduta tanto dela como de todos os seus funcionários. Por essa razão, é de suma importância divulga-lo no site corporativo, pois, somente dessa forma, a empresa tornará público o seu compromisso ético.

Para o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, “o Código de Ética é o alicerce da integridade que deve orientar e conduzir a gestão e as ações de empresas que buscam conquistar os padrões ESG”.

Qual o ganho da empresa em adotar um Código de Ética? (2)

O que ganha a empresa, ou qualquer outro tipo de organização, que se compromete, publicamente, esforçando-se na adoção formal de valores e comportamentos éticos? Ganha, nesse mundo competitivo e de informação on-line, maior chance de se manter viva, com sucesso. Ganha maior reputação, valoriza sua marca, e atrai melhores talentos humanos e parceiros também antenados com seus valores. Tudo isso, numa nova realidade em que o cidadão e o consumidor estarão cada vez mais exigentes, difundindo informações nas redes sociais. Ganha maior integração entre os funcionários e maior comprometimento deles. Obviamente, esses ganhos terão impacto na qualidade dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, nos balanços.

Livro de Valores (2)

Então, surge logo um questionamento pertinente. Conheço empresas gigantescas e admiradas que tinham Código de Ética e naufragaram no oceano das fraudes. Por que isto acontece? Porque não basta ter um Código de Ética. É indispensável cuidar do como cria-lo, como implanta-lo e como usa-lo na prática.

O “como” significa construir uma cultura ética: terreno sem adubo torna as sementes inúteis. Códigos de Ética devem ser percebidos e usados menos como “manuais normativos” e mais como “Livros de Valores”.

Assim, quem investir, simultaneamente, em suas culturas e na adequada adoção dos códigos terá melhor capacidade de corrigir e prevenir situações indesejáveis assegurando boa reputação e bons negócios.

O Código de Ética tem apenas vantagens?

Além disso, a adoção de um Código de Ética é uma ótima oportunidade de aumentar a integração entre os funcionários da empresa e estimular o comprometimento deles. Ademais, o Código de Ética permite a uniformização de critérios na empresa, dando respaldo para aqueles que devem tomar decisões (3).

Serve de parâmetro para a solução de conflitos e também protege, de um lado, o trabalhador, que se apoia na cultura da empresa, refletida nas disposições do código e, de outro lado, serve de respaldo para a empresa, por ocasião da solução de problemas de desvio de conduta de algum colaborador, acionista, fornecedor ou algum outro Stakeholder (3).

O Código de Ética costuma trazer para a empresa harmonia, ordem, transparência, tranquilidade, em razão dos referenciais que cria, deixando um lastro decorrente do cumprimento de sua missão e de seus compromissos” (3).

Então, pode surgir outro questionamento: O Código de Ética tem apenas vantagens? Na verdade, esse importante instrumento tem sim uma grande desvantagem. E essa desvantagem é capaz de jogar por terra todos os seus benefícios, indo parar na lata do lixo a reputação e a credibilidade, não apenas do próprio código, mas da empresa também:

“É absolutamente imprescindível que haja consistência e coerência entre o que está disposto no Código de Ética e o que se vive na organização. Caso contrário, ficaria patente uma falsidade que desfaz toda a imagem que a empresa pretende transmitir ao seu público. Essa é a grande desvantagem do Código de Ética” (3).

ENDEREÇO
Rua Paula Bueno, 1122 – Sala 3B
Taquaral – Campinas – SP
CEP: 13.076-061
Telefone: (19) 3326-0453
e-mail: diretoria@eticanosnegocios.org.br